Comparar listagens

Saúde mental na pandemia

5 livros para manter o equilíbrio na quarentena

Saúde mental na pandemia

Ficar preso dentro de casa definitivamente não é uma tarefa fácil. Embora saibamos da importância de preservar a nossa saúde e a de quem nos envolve, muitas vezes pensamos nisso apenas nos referindo a saúde física e nos esquecemos completamente de outro fator muito importante: nossa saúde mental. 

Ficamos ansiosos, buscando o tempo todo alguma atividade para realizar ou alguma distração que possa nos tirar do tédio e da sensação de impotência que pode acabar surgindo conforme os dias passam. Enquanto não há cura para o novo coronavírus, o melhor que podemos fazer é nos cuidar, um passo de cada vez.

Superando obstáculos

Pensando nesse desafio, a Nova separou algumas dicas de livros que podem te ajudar a manter a cabeça no lugar e encontrar um equilíbrio no meio de toda essa tensão. Respire fundo, conte até dez e venha com a gente!

5. Ansiedade sob controle

O nome completo desse livro é “Ansiedade sob Controle: Dicas e técnicas de relaxamento, meditação, alfagenia e biodança”. Aqui já podemos lançar uma primeira dica: Faça com que sua inspiração dure tanto quanto o título deste livro e, ao acabar de lê-lo, com certeza já estará menos estressado. 

Brincadeiras a parte, o livro da autora Lourdes Possatto traz reflexões sobre as causas e consequências da ansiedade em seus diferentes graus e nos ajuda a aplicar algumas técnicas que possibilitam o seu controle. 

Dividido em duas partes, nos capítulos iniciais a autora enfatiza a ligação entre mente e corpo , listando uma série de doenças e problemas que podem vir à tona quando ignoramos essas questões. Já na segunda parte, ela nos enche de dicas e práticas que nos ajudarão a controlar e até prevenir a ansiedade. Vale muito a pena!

4. Corpo e mente em equilíbrio 

A segunda dica vem com uma pitada de polêmica. Muito conhecido por seus ensinamentos profundos e um tanto quanto questionados, o guru ecumênico Osho, conhecido mundialmente por trazer muito dessa tradição para o ocidente, traz algumas ideias parecidas com a autora de Ansiedade sob controle. Embora Osho seja muito criticado por diversas atitudes, o livro nos passa diversas reflexões extremamente válidas.

Caminhando lado a lado com a nossa primeira dica, este livro nos fala sobre a importância de ouvirmos nosso corpo. Seja pela rotina cansativa, pelas distrações ou pela falta de cuidado, podemos nos desconectar do nosso corpo e deixar de entender os sinais que ele nos passa. Com muita calma, o autor vai nos guiando através de ensinamentos que nos fazem perceber que, para uma boa saúde mental, também devemos cuidar do corpo. Tudo está interligado.

3. Amar e ser livre

Sabemos que a convivência cansa. Por isso mesmo, este livro é essencial para você que precisa encontrar maneiras de lidar com companhia durante a quarentena, seja seu parceiro(a), colega de quarto ou seus familiares.

Passando para algo um pouco mais ortodoxo, encontramos um dos grandes nomes do hinduísmo no Brasil, o guru Sri Prem Baba. Abordando as questões do amor nos relacionamentos, Sri Prem Baba nos apresenta diferentes versões possíveis de nós mesmos quando cultivamos relacionamentos saudáveis e construtivos.

Acreditando ser a base para a resolução de grande parte dos problemas do mundo, a sua abordagem vai para além das questões clichés quando pensamos em relacionamento. O livro explora as potencialidades de cada um ao desenvolvermos o verdadeiro entendimento do amor, capaz de curar todas as nossas feridas.

2. O Milagre da manhã

Outro livro com o nome extenso, “O Milagre da manhã: O segredo para transformar sua vida (antes das 8 horas)” vai por um caminho um pouco diferente dos demais. Escrito pelo palestrante e empreendedor Hal Elrod, apresenta um desafio de mudança de vida em 30 dias. 

Quer você acredite nessa possibilidade ou não, Hal Elrod realmente tem alguns pontos bem interessantes para te apresentar, partindo do ponto de que, para se ter uma vida feliz e bem sucedida – seja lá o que isso signifique para você -, é necessário que tenhamos hábitos fortes. O autor nos fala da importância de cultivar os hábitos certos para que possamos atingir os nossos objetivos e assim nos tornarmos a melhor versão de nós mesmos.

O diferencial do livro está nas diversas técnicas oferecidas para conseguir o máximo de produtividade antes mesmo da hora do almoço, é claro, sem deixar de lado a sua saúde física e mental – tema que se faz presente ao longo de todo o livro. Uma boa dica para quem está enfrentando dificuldades de manter ou estabelecer uma rotina produtiva durante o isolamento social.

1. Zen para distraídos

Escrito pela famosa e requisitada Monja Coen, em conjunto com Nilo Cruz, este livro é a escolha perfeita para você que busca desenvolver suas capacidades de relaxamento e meditação, mas nunca acreditou que isso seria possível. 

A estrela do antigo canal MOVA e nova favorita do YouTube desenvolve um conteúdo muito legal. Estendendo o trabalho realizado no rádio e na internet, a monja escreveu diversos livros para auxiliar quem busca uma vida mais centrada e pacífica. Com o subtítulo “Princípios para viver o presente com harmonia”, este livro traz diversos ensinamentos do Zen Budismo para quem não está muito familiarizado com a ideia ou, por exemplo, não acredita ser capaz de meditar.

Traçando um paralelo entre as sabedorias da sua religião e as situações vividas por nós cotidianamente, Coen e Nilo Cruz aproximam o assunto e o tornam acessível para qualquer um que se interesse, nos ensinando a viver no momento presente, independente de dificuldades e distrações. Super útil para os dias de hoje.

Buscando resultados

Independente da religião, gênero, idade ou local onde moramos, todos buscamos uma vida saudável e feliz, nos importando sempre com o bem-estar de todos ao nosso redor. Seja qual for o caminho que você escolha seguir, mantenha sempre em mente que tudo leva tempo e dedicação para desabrochar.

Não se cobre resultados de imediato e tenha paciência para que, aos poucos, as diferentes técnicas e ensinamentos possam ser absorvidas e encaixadas no seu devido lugar. A prática leva a perfeição!

Gostou das nossas dicas? Gostaria de conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho? Dê uma olhada no restante do nosso blog e não esqueça de nos acompanhar nas redes sociais para mais conteúdos de qualidade!

Por favor, siga e compartilhe:
error
img

Nova

Oi, tudo bem? Aqui é a Nova. Eu valorizo muito a vida e o tempo das pessoas, por isso estou sempre com novas ideias para trazer os melhores conteúdos pra você, com um atendimento cada vez mais personalizado e eficiente. Alguma dúvida? Fala comigo!

Posts relacionados

5 dicas para montar sua academia em casa

Quando falamos em praticar exercício físico, principalmente nos dias de hoje, precisamos pensar...

Continue lendo
por

Automatização Residencial – O Presente com a cara do futuro

Já pensou em acordar com o cheiro do café pronto na cozinha, chegar de carro e ser recebida por...

Continue lendo
por

Guia de Bairros

Decidir o que fazer em uma cidade tão grande quanto o Rio de Janeiro pode ser uma tarefa...

Continue lendo
por

Participe da discussão

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial