Comparar listagens

Primeiro imóvel: como escolher o ideal e evitar erros

Algumas dicas pra escolher o seu primeiro lar

Primeiro imóvel: como escolher o ideal e evitar erros

Um dos primeiros passos em direção a independência é a escolha do primeiro imóvel. Seja para compra ou para aluguel, escolher seu primeiro lar é uma tarefa difícil que pode acarretar em algumas dores de cabeça, se for feito de forma corrida. Pensando nisso, nós da Nova fizemos um passo a passo simplificado para você que quer ir atrás da sua independência.

1. Reflita se é a hora certa

Primeiro passo é parar para pensar se é a hora certa. Não estamos questionando a sua vontade de morar num espaço só seu. Porém é preciso fazer uma avaliação financeira antes de comprar o próprio imóvel por exemplo.

2. Escolha entre novos e usados

Sabendo a sua disponibilidade em investir, agora é preciso refletir sobre imóveis usados ou novos. Cada um tem suas vantagens e desvantagens: móveis geralmente não tem tantos problemas de manutenção e podem ser um investimento que de bastante retorno quando você decidir entregar as chaves. Mas caso você esteja com certa pressa, os usados podem já satisfazer sua procura. Nessas horas é importante considerar a sua necessidade familiar também.

3. Pesquise sobre o processo de compra (ou aluguel) e conheça as diversas formas de pagamento

Voltando as planilhas, é importante estar atento a sua condição financeira atual em comparação ao preço do aluguel ou aquisição e as diferentes formas de pagamento. Lembre-se de verificar se o valor do aluguel, mais o condomínio, mais IPTU não ultrapassam 30% da sua renda familiar. E caso vá comprar, lembre-se de checar se o imóvel não está endividado por exemplo.

4. Escolha um corretor de confiança

Assim como qualquer coisa na vida, é sempre ter bons contatos. Nessa parte nós da Nova nos comprometemos sempre em ter um ótimo serviço para você que procura o seu primeiro imóvel.

5. Defina onde você gostaria de morar

Passando desses estágios anteriores, agora é bom delimitar onde você procura morar. Locação é tudo, seja pelas necessidades familiares como proximidade de escolas boas e ou do trabalho, ou até mesmo a presença de espaços de lazer na região.

6. Conheça a vizinhança em vários horários

Tendo em mente uma locação, é sempre bom saber da vizinhança. Para isso você pode tanto conversar com o antigo dono do imóvel, quanto aplicar a estratégia de visitar o local em diferentes horários. Adquirindo assim uma noção melhor não só dos vizinhos de condomínio, como os de bairro.

Com a escolha em mente e um planejamento financeiro pronto, é só assinar o contrato e correr pro abraço certo? Vem com calma! É sempre bom ter atenção com a documentação para estar pronto assinar qualquer coisa. Tendo isso em mente antes, aí sim você está pronto para o aperto de mãos final e pegar suas chaves. Lembrando que essas e outras dicas importantes você só encontra aqui no Blog da NOVA!

Por favor, siga e compartilhe:
error
img

Nova

Oi, tudo bem? Aqui é a Nova. Eu valorizo muito a vida e o tempo das pessoas, por isso estou sempre com novas ideias para trazer os melhores conteúdos pra você, com um atendimento cada vez mais personalizado e eficiente. Alguma dúvida? Fala comigo!

Posts relacionados

Ipanema: um pouco mais sobre um dos bairros mais famosos do Brasil

A zona sul é a mais famosa do Rio de Janeiro por ser a mais nobre e turística da cidade. Entre os...

Continue lendo
por

Escolhendo as cores de sua casa

As cores nos afetam. Podemos não saber os porquês, mas ao admirarmos — mesmo que uma simples...

Continue lendo
por

8 Lugares secretos no Rio de Janeiro

Morar em uma cidade grande muitas vezes é um grande desafio se deslocar e achar um local ideal...

Continue lendo
por

Participe da discussão

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial