Comparar listagens

O Jardim e suas mil possibilidades

Dicas para tornar seu jardim um lugar mágico

O Jardim e suas mil possibilidades

Nos filmes e séries, jardins já foram cenários de vários momentos singelos. Quantas cenas de família, de amizade ou românicas você consegue lembrar? Muitas, né? Frequentemente ele está associado a tranquilidade, a natureza, a inspiração e a contemplação. Teve um poder encantatório tanto em reis e rainhas  — os jardins de Versalhes que, mesmo com o fim da monarquia, ainda preservam sua beleza aristocrática — quanto a artistas  — como esquecer os quadros de Monet ou o quanto Jane Austen gostava de ficar em meio às flores e plantas. Um jardim bem cuidado pode tornar pequenos momentos, compartilhados ou a sós, em algo muito especial. Por isso a Nova separou algumas dicas para tornar o seu jardim um local mais acolhedor e mágico.

1. Todos os caminhos levam a algum lugar

Desenhar caminhos em seu jardim, pode ser uma boa ideia. Há um duplo ganho. De um lado, você podera dar alguns passeios, acompanhada ou não, os transformando em momentos de reflexão ou de conversas tranquilas — além de permitir que você ou suas visitas tenham contato com um pouco de natureza, de ar puro ou de Sol. Por outro lado, o traçar caminhos pode proteger seu gramados e plantas, muitas vezes frágeis, de serem pisadas ou destruídas.  Mas lembre-se por se tratar de um espaço externo, o material utilizado deve suportar as variações climáticas, por isso prefira pedra, cerâmica ou cimento.

2. Um banquinho, um violão e muito bate papo

As vezes, depois de uma caminhada ou em dias mais preguiçosos ter bancos, cadeiras e, em jardins maiores, uma mesa pode ser uma boa ideia. O espaço aberto propicia um local perfeito para uma conversa descontraída, um lanche especial, para ler, escrever, ou apenas relaxar um pouco, por isso, ter algum lugar para se sentar é uma boa pedida. Mas relembrando, por se tratar de um ambiente externo e estarem expostos, a escolha do material de seus móveis são de extrema importâncias. Prefira materiais como madeira ou ferro.

3. Em se plantando tudo dá

Talvez seja exagero referenciar esta famosa carta de Caminha, mas muitas vezes ignoramos os benefícios de se ter uma horta em casa, e um jardim é um local perfeito para essa empreitada. Além de ajudar a compor o cenário, uma horta nos permite ter acesso a temperos, ervas ou vegetais orgânicos ao alcance de nossas mãos. Além é claro de ser uma boa forma de passar o tempo e de se conectar com a natureza.  Mas se você não tem um jardim amplo, não se preocupe.  Talvez usar vasos ou optar pelo jardim vertical pode facilitar sua vida.
4. E a Noite Chegou 

É inevitável. Uma hora a noite chega, mas isso não é motivo para que momentos felizes sejam abreviados. Pensar na iluminação, pode tornar seu jardim em um ótimo espaço para confraternizações ou para observar as estrelas com alguém especial. As opções são várias, podendo ir desde postes, refletores ou balizadores até soluções mais em conta ou simples como luminárias de chão, cordão de luzes ou lanternas próprias para decoração. Mas aí vai uma dica, tome cuidado na hora de escolher o tipo de lâmpada, prefira as que não esquentam muito como as de LED. Assim, as noites no seu jardim ficarão mais convidativas e seguras.

5. Um Espaço Inesgotável Para sua Criatividade

Essa dica é para quem gosta de trabalhos manuais e artesanais. Você pode incrementar o seu jardim com materiais sustentáveis., reaproveitando garrafas pets, utensílios domésticos, pneus (não esqueçam de fazer furinhos para evitar água parada) e móveis mais velhinhos como vasos para plantas. Ou para dar um ar mais rústico, improvisar móveis e suportes para vasos com pallets ou caixas de feira. Você ainda pode usar o seu jardim como laboratório para ter outras ideias que só você poderia ter.

Você já notou que o Jardim é um local de muitas possibilidades. Um ambiente que pode servir como espaço comum ou de autodescoberta. Pode reservar um espacinho para cuidar de si, onde você possa fazer exercícios ou meditação; um lugar pensado para as crianças ou até um espaço para tirar um cochilo, caso você goste de redes, balanças ou até esteiras. Em um jardim belo e aconchegante, em meio ao verde e a vida, há muito espaço para novas experiências e aprendizados. Então, cuidemos de nossos jardins.

Por favor, siga e compartilhe:
error
img

Nova

Oi, tudo bem? Aqui é a Nova. Eu valorizo muito a vida e o tempo das pessoas, por isso estou sempre com novas ideias para trazer os melhores conteúdos pra você, com um atendimento cada vez mais personalizado e eficiente. Alguma dúvida? Fala comigo!

Posts relacionados

Montando seu jardim vertical

Ter um espaço verde na sua casa é sempre uma ótima opção para dar companhia e uma aparência...

Continue lendo
por

Participe da discussão

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial