Comparar listagens

Está faltando espaço?

Conheça 10 moradias que inovam no tamanho e na versatilidade!

Está faltando espaço?

Ao longo dos anos, tem se tornado comum a construção de casas e apartamentos em modelos menores do que antigamente. Seja pelo crescimento da população nas cidades, aumento da demanda, ou apenas uma nova forma de pensar a moradia, o fato é que cada vez mais pessoas se mudam para lugares que podemos considerar pequenos. 

Você acha a sua casa pequena? Costuma reclamar de pouco espaço?  Então espera só pra ver esses imóveis!

Quay House

Essa casinha vermelha que mais parece uma casa de bonecas é, na verdade, a menor residência de todo o Reino Unido. Construída no século XVI, tem 3 metros de altura por 1,80 de comprimento. Foi usada como moradia até por volta do ano de 1900, quando se transformou em um famoso ponto turístico da cidade de Conwy, no País de Gales.

Tiny Apartment

Este é possivelmente o menor apartamento em toda a cidade de Paris. Aqui podemos ver que, de fato, a necessidade é mãe da criatividade! A conversão de um cômodo abandonado e sem utilidade em um apartamento completamente autônomo e pronto para se morar é absolutamente incrível. Talvez não seja o apartamento dos seus sonhos, mas com certeza tem tudo de que precisa. São 8m² com quarto, sala integrada com a cozinha e um pequeno banheiro, além de móveis adaptáveis para diferentes necessidades. Assista ao vídeo.

Roll-it home

Já imaginou poder rolar sua casa rua abaixo? O nome não é brincadeira. Essas pequenas casas são um projeto experimental de alguns alunos da Universidade de Karlsruhe, na Alemanha, para abrigar os estudantes da melhor forma possível, com comodidade, estilo e inovação. Além de abrigar ducha, cama e outros compartimentos, a casa possui janelas espalhadas por toda a sua circunferência, permitindo diferentes composições conforme o desejo de quem a ocupa.

Micro Compact Home

A Micro Compact Home é uma moradia projetada para abrigar uma ou duas pessoas, tendo espaço suficiente para duas camas de casal, compartimentos para armazenamento de utensílios, sala de estar/jantar com televisão embutida e mesa para até 5 pessoas,  banheiro, cozinha completa e hall. Tudo com controle de temperatura e encaixado perfeitamente em 3 metros quadrados.

Mirrorcube

Em Harads, na Suécia, encontramos essa casa na árvore nada convencional. Projetada com paredes espelhadas, a casa reflete tudo que está ao seu redor e, no meio da floresta, acaba ficando um tanto quanto camuflada. Outra diferença da Mirrorcube para as casas na árvore tradicionais, é a independência e completude. Mesmo pequena e inusitada, tem dentro dela todo o necessário para se viver bem em meio à natureza. Cama, cozinha, banheiro e, inclusive, varanda! Difícil não gostar.

A casa inteligente 

Essa casa é mais um grande (ou pequeno) exemplo de como aproveitar o espaço. Com apenas 10m², a casa é inteiramente versátil e permite alterações em sua composição. A ideia básica, desenvolvida na Eslovênia pelo estúdio Allergutendinge de arquitetura, é de que os móveis, teto e parede podem acompanhar as suas necessidades, permitindo uma organização incrível e o máximo proveito de todas as suas partes.

Reflection of Mineral 

E vamos de otimização do espaço! Fugindo um pouco de outros exemplos, esta casa pode parecer uma mansão se comparadas com as anteriores, mas não se engane: todo o imóvel tem apenas 44m²! Desenvolvida pelos arquitetos Yasuhiro Yamashita e  Yoichi Tanaka, do Tekuto ateliê, a casa foi desenhada por demanda com base nos conceitos de “mineral” e “reflexo”, que serviram de inspiração para suas estruturas. São três andares com todo o necessário, utilizando de muita luz natural e, por incrível que pareça, possibilitando cômodos super espaçosos.

Keter House

A casa mais estreita do mundo fica em Varsóvia, na Polônia. Projetada pelo arquiteto Jakub Szczesny, a casa, de largura bem restrita, é uma estrutura com formato triangular encaixada no espaço estreito entre os dois prédios vizinhos. A ideia inicial era de se manter por pouco tempo como uma instalação, trazendo um local próprio para abrigar pessoas que estivessem de passagem e procurassem a solidão. Acontece que, mesmo sendo estreita, a casa se revelou extremamente aconchegante e, ganhando a fama e o apreço da população, se tornou permanente. Hoje é considerada um marco da arquitetura moderna em todo o mundo.

Uma Casa-Ovo?

Na China, Dai Haifei resolveu inovar. Com o preço dos aluguéis aumentando em Pequim, Haifei se empenhou em construir uma casa do seu próprio jeito, de forma que o permitisse poupar dinheiro e transitar pela cidade com maior facilidade. O resultado é esta pequena residência de apenas 2m² em forma de ovo, alimentada por luz solar e totalmente sustentável. O projeto, inspirado pelo design “City’s Egg”, é todo feito com bambu e o exterior coberto de punhados de grama, que o protegem do frio.

E que tal em uma bicicleta?

Feita inteiramente de polipropileno e totalmente dobrável, essa casa-bicicleta tem mais utilidade do que podemos imaginar.  Podendo abrigar até duas pessoas com absolutamente todo o necessário, este design aproveita o máximo da luz solar e da iluminação pública ao seu redor, enquanto permite que seus donos pedalem com sua casa mundo à fora. Com 3m², esta bicicleta dispõe de banheiro, cozinha, cama e mesa. Tudo, é claro, se desdobrando e transformando-se em um só lugar.

Vendo essas casas ao redor do mundo, fica um pouco mais fácil de enxergar as possibilidades que a imaginação pode trazer. Ainda acha que sua casa é pequena demais? Pense um pouco mais e saiba como aproveitar o espaço!

Por favor, siga e compartilhe:
error
img

Nova

Oi, tudo bem? Aqui é a Nova. Eu valorizo muito a vida e o tempo das pessoas, por isso estou sempre com novas ideias para trazer os melhores conteúdos pra você, com um atendimento cada vez mais personalizado e eficiente. Alguma dúvida? Fala comigo!

Posts relacionados

5 dicas para montar sua academia em casa

Quando falamos em praticar exercício físico, principalmente nos dias de hoje, precisamos pensar...

Continue lendo
por

Automatização Residencial – O Presente com a cara do futuro

Já pensou em acordar com o cheiro do café pronto na cozinha, chegar de carro e ser recebida por...

Continue lendo
por

Laudos imobiliários terceirizados

O Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM), nome oficial do laudo de avaliação de...

Continue lendo
por

Participe da discussão

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial