Comparar listagens

Acessibilidade em casa

O desenho universal dentro dos lares

Acessibilidade em casa

Ao longo do tempo, conforme temos mais acesso à informação, a sociedade vai percebendo que nem todos vivem do mesmo modo ou têm as mesmas necessidades. Começamos, assim, a pensar em processos de inclusão para que todos possam ter oportunidade de aproveitar a vida e se desenvolver de forma plena.

Junto ao aumento na quantidade de informações disponíveis, pela internet, por exemplo, avançam também pesquisas, projetos e tecnologias que trazem maiores possibilidades às modificações necessárias para tornar mais prático o cotidiano de pessoas com necessidades específicas.

Mudanças e adaptações 

Na Nova, entendemos que acessibilidade é sinônimo de inclusão. Se você sente dificuldades na rotina de sua casa, vê pessoas queridas passando por isso ou conhece alguém que precisa receber essas informações, presta atenção nesses pontos para entender melhor as adaptações que podemos fazer dentro do próprio lar!

Apoio

Todos sabemos que segurança vem em primeiro lugar! Pensando nisso, adicionar barras de apoio nas paredes e em outras partes de cômodos como o banheiro, por exemplo, é uma ótima alternativa..

Piso tátil

Esse você já deve ter visto em algum prédio comercial ou até no metrô. Os pisos táteis são placas de cores diferenciadas com relevos que podem ser adicionados ao chão, indicando os caminhos livres para que pessoas com a visão prejudicada possam caminhar sem problemas.

Assento sanitário

O banheiro é um espaço que requer nossa atenção. Muitas pessoas podem enfrentar certa dificuldade na hora de utilizar o banheiro, caso ele não seja adaptável. Uma boa opção é adicionar assentos que proporcionam apoio para a elevação. Assim, as chances de ocorrer algum problema são bem menores. 

Maçanetas e torneiras

Coisas que, a princípio, podemos julgar como simples, na verdade podem fazer muita diferença. As maçanetas, por exemplo, podem complicar a vida de muitas pessoas. Para a praticidade, é melhor que elas sigam o modelo de alavanca. As torneiras também entram nessa questão. Podendo escolher, as modelos de monocomando proporcionam maior facilidade.

E as escadas?

Pensando em apartamentos ou casas em que há mais de um andar ou talvez algumas elevações de um cômodo para o outro, adicionar um corrimão nas escadas é mais do que necessário. Agora, para aqueles em cadeiras de rodas, por exemplo, existem diferentes opções de cadeiras elevatórias e pequenos elevadores, que fazem o transporte da pessoa de um andar para o outro.

Desenho Universal

Conhecido também como Design Universal, é um conceito que traz a inclusão ao âmbito da arquitetura. A ideia é construir projetos que já pensem nas múltiplas necessidades de acessibilidade desde o planejamento até a execução. Interessante, né?

Portas

As portas devem permitir que todos entrem e saiam tranquilamente dos cômodos, certo? Afinal, é pra isso que elas existem. Mas de quê adianta uma porta pela qual não consigo passar? Pensando em cadeirantes, pessoas obesas ou com mobilidade reduzida, o ideal é que o vão possua, pelo menos, 80cm. E nada de trilhos e rodapés que impeçam o movimento!.

Dispositivos 

Assim como os demais componentes da casa, as tomadas e interruptores também devem se enquadrar na perspectiva do design universal. Para tornar o uso prático para qualquer pessoa, independente de sua altura ou necessidade específica, o melhor é que eles sejam postos entre 40cm e 1,20m do chão. Assim, evitamos que alguém não consiga alcançá-los.

Móveis e bancadas

Da mesma forma que as tomadas e interruptores precisam ser acessíveis, bancadas e pias também não podem ser altas demais. Para que não haja problemas, devemos planejar uma mobília na qual essas peças tenham, no máximo, cerca de 1,20m de altura. O mesmo serve para mesas, prateleiras, armários, cômodas e afins.

Livre Circulação

É verdade que nem sempre dispomos do espaço que gostaríamos. Muitas das vezes, precisamos trabalhar com o que temos e encaixar tudo em ambientes pequenos. A organização, nesses casos, é um desafio. Mas, para um cadeirante, o desafio é ainda maior, já que, para se mover de maneira confortável, é importante que haja espaço para girar a cadeira em 360 graus, permitindo as manobras necessárias. Não basta um bom senso de organização. É necessária muita engenharia! 

Pisos e Rampas

Essa serve para todos. Sejam pessoas com necessidades especiais, idosos, crianças ou adultos, todo mundo pode acabar escorregando em algum momento, e o resultado pode não ser nada legal. Para prevenir todo e qualquer acidente, é bom pensar na utilização de pisos antiderrapantes na hora de construir ou reformar a sua casa. Principalmente em áreas molhadas, como o banheiro e a cozinha.

Percebendo a realidade de tantas pessoas que são, diariamente, obrigadas a reduzirem suas opções e, muitas vezes, deixadas de fora de tantos espaços, é nossa responsabilidade atuarmos nas mudanças necessárias para que todos tenham seus direitos respeitados. Se você pode agir para melhorar essa situação, não deixe de fazer a sua parte! 

Gostou desse post? A Nova trabalha para sempre trazer conteúdos de qualidade para você e sua família. Dê uma olhada no nosso blog e acompanhe nossas redes sociais para receber muito mais!

Por favor, siga e compartilhe:
error
img

Nova

Oi, tudo bem? Aqui é a Nova. Eu valorizo muito a vida e o tempo das pessoas, por isso estou sempre com novas ideias para trazer os melhores conteúdos pra você, com um atendimento cada vez mais personalizado e eficiente. Alguma dúvida? Fala comigo!

Posts relacionados

Cuidar do lar como forma de cuidar de si

Desde jovens sonhamos com um lugar só nosso onde possamos ser nós mesmos. Um lugar onde possamos...

Continue lendo
por

Como montar seu escritório em casa

Trabalhar de casa é a alternativa segura e viável para continuar produzindo durante o período de...

Continue lendo
por

Participe da discussão

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial