Comparar listagens

10 dicas para encontrar o apartamento ideal

Tudo o que você precisa saber antes de tomar sua decisão

10 dicas para encontrar o apartamento ideal

Na hora de procurar um imóvel, mil e um problemas podem aparecer. E a Nova sabe muito bem disso. De conhecimentos gerais a detalhes específicos, aqui você encontra um guia prático e rápido para te auxiliar nessa jornada em busca do apartamento dos sonhos. Vamos lá!

 

1. Filme e tire fotos


Se você, assim como a gente, gosta de manter o leque bem aberto e não se contenta com poucas opções, essa dica com certeza vem a calhar. Depois de duas ou três visitas por dia, não há quem lembre de todos sem uma ajudinha da tecnologia. Tirar fotos ou filmar o espaço te ajudará a entender melhor o ambiente e comparar aqueles de que mais gostou.

2. Posição


A posição do imóvel no edifício também é algo importantíssimo e deve ser considerada durante o processo de avaliação. A incidência de sol e as correntes de ar afetam absurdamente no clima e estilo do apartamento. Por isso, quando for visitá-lo, não esqueça de conferir, por exemplo, qual o trajeto do sol nessa ou naquela região.

3. Visite o imóvel em horários diferentes


Nunca economize nas visitas! Para avaliar bem o local, entender como os ambiente se relacionam com o sol ao longo do dia e em que momentos há barulho ou não, é muito importante visitar o imóvel em diferentes horas do dia. Imagina se, ao realizar a visita pela manhã, você se muda achando que a vizinhança é tranquila e, de repente, se depara com grandes tumultos durante a madrugada?! Visitas em horários alternados podem prevenir essa péssima surpresa.

4. Não se esqueça que o tempo passa

 

Um imóvel, assim como uma tatuagem, não é algo simples de escolher. No caso de um apartamento, não ficaremos com ele em nossa pele para sempre, mas podemos sim ter de nos estabelecer nele por bons anos. Exatamente por isso, realizar uma boa escolha é importante para não causar arrependimentos e, talvez, até evitar mais gastos desnecessários. Não pense que o imóvel servirá para todos os gostos e necessidades, simplesmente por ser o lugar ideal para se viver agora. Afinal, a vida é sobre mudanças e o amanhã, ninguém pode prever.

5. Se certifique quanto a regularidade

 

Sabe aquela infiltração que você só repara depois de ter se mudado? Naquele momento em que você senta no sofá com os pés pra cima e percebe: vou ter trabalho. Pois então, saiba que infiltração nenhuma pode te dar mais dor de cabeça do que um problema na escritura do imóvel ou no seu contrato de compra.

É sempre importante verificar se a situação, do imóvel e do vendedor, estão regulares e sem nenhuma pendência. Aliás, quem está te vendendo esse apartamento? 

Não se esqueça de conferir também se todos os documentos, comprovantes e impostos estão em dia e vistorie toda a estrutura. Nunca saia com dúvidas!

6. Gastos com acabamento

 

Morar em um apartamento só é possível depois de atendidas algumas condições mínimas. Muitas vezes os gastos com iluminação, ar-condicionados, aquecedores, pisos e vidraças acabam crescendo mais do que deveriam. Verifique se as condições adicionais que acabam vindo com a compra realmente valem a pena, para que você não tenha que abrir mão de nada.

7. Novo ou usado?

 

Na dúvida sobre comprar na planta ou buscar um prédio com história, precisamos levar alguns pontos em consideração. Não sabe o que escolher? A gente te ajuda!

Geralmente, os imóveis mais novos costumam ser um tanto quanto mais tranquilos, se tratando de manutenção. Com a ascensão desse modelo mais amplo de condomínio, a maioria dos apartamentos hoje saem com mais estrutura, áreas de lazer e, às vezes, até comércio, mesmo que se pague menos pelo condomínio, por causa da maior quantidade de moradores. Acontece que nem tudo são flores. Normalmente esses apartamentos são mais compactos e podem significar maiores gastos com acabamento. 

Os imóveis usados, por sua vez, acabam chegando nas nossas mãos um pouco mais completos, sem necessitar de muito planejamento e preocupação com o acabamento. Também costumam ser maiores e, dependendo do local, têm preços mais em conta. As desvantagens são que, muitas vezes, acabamos correndo o risco de arcar com mais gastos com manutenção, por exemplo. Muitos prédios antigos também não contam com área de lazer, têm menos vagas na garagem e menos unidades por andar, o que pode ser uma vantagem no quesito tranquilidade, mas acaba gerando um condomínio mais caro.

8. Vizinhança

 

Se você está se propondo a mudar de bairro, entender um pouco do local em que quer morar é importante para evitar arrependimentos. Saber um pouco mais sobre as opções de lazer, a segurança, manutenção e iluminação das ruas e vias públicas, além da qualidade das áreas comerciais e o volume do tráfego no dia a dia, pode fazer toda a diferença para uma compra bem realizada. Aproveite a visita e comece a explorar a vizinhança. Tente conhecer os lugares mais próximos e conversar com quem já frequenta o bairro há mais tempo. Isso pode te dar boas indicações sobre ser ou não o ambiente ideal para você!

9. Orçamento

 

Em penúltimo lugar, mas não menos importante, temos a questão financeira. É claro, dinheiro não é tudo. Por isso mesmo, deixamos isso pro final. Mas cá entre nós, você já conseguiu comprar um imóvel com outra coisa? Pois é. Idealizar é uma das coisas mais divertidas na hora de pensar onde queremos morar, mas não adianta nada se, das 10 visitas que marcamos, 8 são em apartamentos totalmente fora da nossa realidade. Pense previamente no seu orçamento e se estruture de forma organizada para potencializar suas buscas e encontrar aquele imóvel perfeito e que caiba no seu bolso! 

10. Pensa rápido!

 

Sabemos que escolher um imóvel é algo sério e demanda muito cuidado, não há nada que vença o tempo. Se o imóvel que se tem em vista é muito procurado, podemos acabar de mãos vazias. Já achou o apartamento que você tanto queria? Anda sonhando com sua família e amigos indo te visitar? Então não dê bobeira! A equipe da Nova está aqui exatamente pra isso. Entre em contato com a gente e faça uma proposta para o vendedor. Isso com certeza te colocará na frente dos outros interessados.

Se você ainda não encontrou o imóvel dos seus sonhos, fique tranquilo. Ele pode estar entre os vários imóveis dispostos no nosso site. Aqui, além de imóveis de qualidade, você encontra um atendimento feito sob medida para você realizar sua compra sem ter o que temer. Aproveite a leitura e não deixe de checar alguns dos nossos destaques! 

Por favor, siga e compartilhe:
error
img

Nova

Oi, tudo bem? Aqui é a Nova. Eu valorizo muito a vida e o tempo das pessoas, por isso estou sempre com novas ideias para trazer os melhores conteúdos pra você, com um atendimento cada vez mais personalizado e eficiente. Alguma dúvida? Fala comigo!

Posts relacionados

Ipanema: um pouco mais sobre um dos bairros mais famosos do Brasil

A zona sul é a mais famosa do Rio de Janeiro por ser a mais nobre e turística da cidade. Entre os...

Continue lendo
Nova
por Nova

Escolhendo as cores de sua casa

As cores nos afetam. Podemos não saber os porquês, mas ao admirarmos — mesmo que uma simples...

Continue lendo
Nova
por Nova

8 Lugares secretos no Rio de Janeiro

Morar em uma cidade grande muitas vezes é um grande desafio se deslocar e achar um local ideal...

Continue lendo
Nova
por Nova

Participe da discussão

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial