Copacabana é um dos bairros mais famosos e badalados do Brasil e do mundo. Todos os anos milhares de turistas vêm conhecer de pertinho o calçadão, a praia e suas belas paisagens naturais.

Mas até um dos bairros mais conhecidos do Brasil também coleciona algumas curiosidades que nem todo mundo sabe e hoje nós separamos algumas delas para você conhecer um pouquinho mais sobre Copacabana, confira:


Calçadão

Você sabia que o calçadão original não fica no Brasil? O desenho do famoso calçadão de Copacabana é baseado no mesmo da Praça do Rocio em Lisboa. Seu traçado significa o encontro das águas doces do Tejo com o Oceano Atlântico.

Mas não é apenas na inspiração que Portugal fez parte do calçadão. As próprias pedras foram importadas de lá, bem como os um grupo de calceteiros que são profissionais utilizados até hoje para manutenção das calçadas.

Outro ponto curioso sobre esse cartão postal é seu tamanho, que chega a 4 km e abrange as praias do Leme e de Copacabana.


Nome

O nome Copacabana não é o nome original do local, sabia? Muito antes de ter esse nome que conhecemos nos dias de hoje, o bairro era conhecido como Sacopenapã, nome de origem tupi que significa “caminho de socós”.

O nome Copacabana significa “Mirante do Azul”, mesmo nome de uma cidade boliviana e dizem que esse é um dos motivos da região se chamar Copacabana.


Forte de Copacabana

O Rio foi um cenário muito importante para a história do Brasil, pois aqui residiu a família real e também a capital do país. Por ser uma cidade importante, a capital carioca também precisava estar preparada para possíveis ataques marinhos e invasões de inimigos. Foi pensando nessa segurança que o forte foi construído no século XVI, onde permanece até hoje com muita riqueza cultural.


Formato

É normal que haja um desgaste da faixa de areia da praia, fazendo com que ela diminua com o passar do tempo. Para manter essa extensa faixa é realizado anualmente a recomposição através de uma plataforma continental. Além de manter o espaço para os banhistas, essa prática também protege as construções próximas à praia.

Copacabana é um dos bairros mais requisitados e badalados do Rio e não é de se espantar, afinal ele é rico em história, cultura, facilidades para o dia a dia e uma paisagem de tirar o fôlego!  Você já conhecia essas curiosidades?

A NOVA é especialista quando o assunto é morar bem e com conforto na cidade maravilhosa e possui os melhores imóveis da zona sul, incluindo Copacabana. Acesse https://www.novagestaopatrimonial.com.br/ e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.