Antes de assinar um contrato de aluguel de imóvel, existe uma etapa que talvez pareça um pouco burocrática, porém de extrema importância. Estamos falando da avaliação de crédito. Mas afinal, do que se trata? Basicamente, é uma forma de verificar se o seu perfil reúne todas as condições para arcar com compromisso financeiro que é alugar um determinado imóvel. Falando assim, talvez soe um pouco deselegante, mas essa verificação beneficia a todos os envolvidos, uma vez que estamos lidando com um compromisso legal, que deve ser mutualmente favorável.
Documentação necessária
Para dar o início ao processo de avaliação de crédito, será solicitado a apresentação da documentação adequada, como:
- Identidade
- CPF
- Certidão de nascimento ou casamento
- Comprovante de rendimentos dos últimos 3 meses
Este último pode variar de acordo com a natureza de sua atividade profissional ou situação empregatícia e é fundamental para entender se o seu perfil é compatível ou não ao custo mensal do imóvel.
Alguns pré-requisitos
- Não ter restrições jurídicas
- Não responder a processos judiciais que põe em questão sua idoneidade
- Não ter restrições no Serasa, SPC, ou em outros órgãos de proteção ao crédito
Também será necessário que sua renda mensal bruta disponível comporte os custos mensais do imóvel. Porém, caso não consiga arcar apenas com seus rendimentos, você pode optar pela composição de renda — onde poderá incluir parentes ou amigos.
Como dito anteriormente, a avaliação de crédito é uma etapa necessária para se alugar o imóvel que você tanto procurava. É uma forma de não só assegurar ao proprietário que o acordo será cumprido, mas também de garantir que essa relação comece com o pé direito.