Retrofit, mais do que uma reforma ou restauração, é uma revitalização de edificações antigas, sempre respeitando sua estrutura original e seu projeto arquitetônico. Surgida em um contexto muito diferente do brasileiro, essa tendência na arquitetura e no design nasceu principalmente na Europa e ganhou força nos Estados Unidos. Isso se dá principalmente pelo desejo europeu de preservar sua história, o que acarreta  — assim como algumas cidades do Estados Unidos — em uma legislação que visa resguardar edificações de tempos passados. Porém, por algumas delas serem muito antigas, elas têm que passar por um processo de modernização para se tornarem mais adequadas ao mundo moderno e, em alguns casos, habitáveis.

Apesar de no Brasil o estado das coisas serem um pouco diferente, o retrofit têm surgido com força, como uma forma de ou tornar a vida em edificações antigas um pouco mais fácil, ou dar uma sobrevida a edificações praticamente inabitáveis, porém com grande valor histórico e potencial. Um bom exemplo, de uma revitalização e modernização total de uma habitação pode ser observada no vídeo abaixo.

No entanto, o retrofit não se limita ao propósito de habitação. As vezes, a escolha pela renovação e modernização de imóveis, pode ser uma boa alternativa para grandes centros urbanos, onde há cada vez menos locais para construções, ou servir como forma de valorizar o seu imóvel, ou ainda dar uma nova função a  uma edificação antiga — adaptando-a  para uma atividade comercial, por exemplo.

Dessa forma, a decisão pela modernização ou revitalização de uma edificação acarreta em outras vantagens. Além de assegurar uma durabilidade maior, trazer mais conforto e segurança ao imóvel, pode tornar a sua manutenção mais barata, já que a melhora da parte elétrica ou hidráulica pode evitar desperdícios. Assim, o retrofit pode ser uma tendência que veio para ficar, mas lembre-se, esse é um trabalho que exige mão de obra qualificada, tanto para o bom resultado quanto para que todas as especificidades técnicas, como normas ou medidas de segurança sejam atendidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.