Desde jovens sonhamos com um lugar só nosso onde possamos ser nós mesmos. Um lugar onde possamos criar e guardar boas memórias, seja sozinhos ou acompanhados. Em outras palavras, mais do que uma moradia, buscamos um lar que nos traga conforto e reflita de alguma forma quem somos. Por isso,  quando finalmente conquistamos nosso espaço no mundo, devemos cuidar bem dele. Essa é uma tarefa que não só conserva o nosso imóvel, mas também pode fazer muito bem para nossa mente, corpo e até criatividade.

Primeiro: sejamos práticas

Em meio a correria da vida moderna, merecemos um tempo só nosso. Por isso, sempre manter nosso espaço organizado e limpo pode facilitar a nossa vida. Aspirar a casa frequentemente, guardar as coisas após o uso, não acumular louças são hábitos que tornam sua faxina geral muito mais prática e rápida, tirando menos do seu precioso tempo.

Mais espaço para ideias

Que tal usar esse tempinho extra dando vasão à sua criatividade? A arrumação em si já possibilita muitas maneiras de você exercitar seu lado decoradora, te permitindo encontrar milhões de maneiras de organizar seus móveis e dar uma nova cara para sua casa. Um ambiente mais organizado pode tanto tornar o seu lar um local mais agradável para atividades de lazer quanto fazer melhorar sua produtiva no trabalho. Afinal, como manter o foco quando nunca você consegue encontrar aquela caneta?

Casa limpa, mente sã

Não é de hoje, que grupos tão distintos quanto monges budistas e psicólogos falam sobre a importância de manter seu lar em ordem. Isso porque todo o processo de arrumar a casa pode ser terapêutico, quase uma meditação, onde se mantêm seus pensamentos longes e apenas se foca no aqui e no agora da arrumação.

Uma questão de saúde

Viver em um ambiente limpo e organizado, não só reduz o seu stress, que por si só já afeta bastante nosso bem-estar, como também diminui o seu contato com poeira, fungos e bactérias que podem afetar sua saúde. Então, já sabe: casa limpa, corpo são.

A casa fica mais bonita

É muito mais agradável ficar um tempo sozinha ou com pessoas queridas em uma casa arrumada e limpa. O ambiente fica mais leve e agradável de se estar. Qualquer momento — seja ler um livro, passar um tempo com a família ou ter uma conversa descontraída com amigos — se torna mais gostoso quando não estamos pensando naquela bagunça que ficamos de arrumar desde a semana passada.

Arranjar um tempinho para deixar as coisas em ordem pode ser uma boa ideia, apesar de algumas vezes o cansaço ou a preguiça baterem em sua porta, arrumar um tempo para manter sua casa limpa e organizada pode fazer muito bem para sua qualidade de vida, é como diz a aquela máxima “casa limpa, corpo são, mente sã”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.