“Bauhaus” (“casa da construção”) é a inversão da palavra alemã hausbau que quer dizer construção da casa. O movimento Bauhaus surgiu na escola de artes plásticas fundada pelo arquiteto Walter Gropius, durante o período de 1919 a 1933, na cidade de Weimar. A vertente é precursora do modernismo europeu na arquitetura e é considerada a mais influente escola de design e arte do século XX.

Foi Bauhaus que revolucionou toda a forma como o design moderno é pensado, priorizando a função e praticidade para criar uma estética limpa, baseada no uso de formas e linhas simples. Além disso, é possível observar o predomínio de cores neutras, branco e preto, e o uso de materiais como: aço, vidro, metal e madeira.

Na arquitetura, o estilo pode ser identificado pela valorização dos espaços em áreas amplas e pela presença de muitas janelas, de maneira padronizada e reproduzível. Além de toda a estética do design de Bauhaus. 

O importante movimento artístico já ganhou filme (“Bauhaus”, 2019) e até seriado (“Bauhaus – A New Era”, 2019).

Vale a pena conferir para aprender mais sobre a influência artística que define desde os móveis e objetos até a estrutura e projeção de nossas casas.

As imagens presentes neste post foram retiradas da Hardecor e Data Whicdn

Curtiu? Segue a Nova nas Redes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.