O Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica (PTAM), nome oficial do laudo de avaliação de imóvel, é uma das etapas mais importantes na comercialização de imóveis. É muito importante que esse relatório seja emitido por um profissional qualificado, pois precisa seguir várias regras e procedimentos para ser considerado válido. Parece complicado, mas é só continuar lendo para entender melhor como funciona.

O laudo de avaliação do imóvel é feito por um avaliador, ou empresa especializada, e tem como finalidade estipular o valor real de um bem. A elaboração desse documento é essencial para garantir uma boa negociação. Um laudo bem feito pode evitar divergência entre as partes e facilitar o processo. 

Esse relatório traz tranquilidade para todos os envolvidos e pode ser utilizado para assegurar o justo estabelecimento dos valores reais do patrimônio. O laudo de avaliação do imóvel é um instrumento que dá segurança nas mais diversas negociações, garantindo que ninguém seja prejudicado. Abrir mão dele pode trazer muitos problemas no futuro. 

A falta de conhecimento sobre o real valor do imóvel leva a negociações equivocadas que causam prejuízos financeiros. Aumento na carga tributária e demora em casos de inventários também podem estar ligados a falta de um laudo de avaliação. Alguns contratempos que poderiam ser evitados por um relatório feito de maneira profissional. 

O que é preciso para fazer um laudo de avaliação de imóvel?  

Após levantar os primeiros requisitos, é preciso verificar os documentos do imóvel:

O passo seguinte é fazer a vistoria do imóvel, e você deve se atentar aos seguintes itens: 

Alguns outros elementos podem ser úteis para uma avaliação mais criteriosa. 

A conclusão que chegamos é que por mais que um Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica bem feito tenha seu custo, ele é imprescindível em diversas situações de comercialização e inventário de imóveis. O documento garante que o real valor do imóvel seja corretamente classificado, sem prejuízo e dor de cabeça para nenhuma das partes, desde que criterioso e válido de acordo com as normas da ABNT.  

Para não abrir mão da segurança de nossos clientes durante a pandemia de COVID-19, todos os processos necessários para a elaboração de laudos imobiliários estão sendo realizados digitalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.