O relatório Kuser 2020 aponta que no Brasil são mais de 122 mil corretoras de imóveis, número que representa 31,2% da profissão. Falar da atuação profissional feminina no mercado imobiliário é contar a história de conquista de um espaço importante, que por muito tempo foi ocupado apenas por homens. Até 1958, as mulheres eram proibidas de atuar como corretoras, e, apenas com a publicação do Estatuto da Mulher Casada em 1962, que a liberdade profissional feminina começou a surgir.

Percebe-se que na área imobiliária, a força feminina é indispensável e difícil de passar despercebida. Uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), mostra que o aumento de 144% no número de corretoras não se limita apenas ao exercício da profissão. As mulheres atuam tanto no setor administrativo, captação, gerência e corretagem, como também em entidades, como associações e sindicatos, voltadas à defesa da categoria. Levando-se em conta que esse setor é um dos principais que se relacionam com construção civil, e sendo seu desempenho um significativo termômetro da economia, é certo dizer que o impacto do esforço e competência das mulheres no mercado é uma realidade.

Para ter um bom desempenho, quem deseja ser corretor precisa buscar profissionalização. Nesse ponto as mulheres levam vantagem, pois normalmente estão mais abertas a investir em uma formação ou especialização acadêmica. Além disso, por questões culturais, a classe feminina desenvolve habilidades que muitas vezes são deixadas de lado por homens. A imaginação, criatividade, capacidade de compreender o contexto, habilidades de negociação e comunicação podem interferir positivamente em uma negociação de imóveis.

Por essas e outras características que as diferenciam dos colegas do sexo masculino, as mulheres vêm ganhando destaque e espaço no mercado imobiliário. E o sucesso não fica restrito apenas ao trabalho como funcionária, a veia empreendedora também corre no DNA feminino. Então por que perder tempo sonhando, se você pode investir em si mesma e se juntar às inúmeras corretoras referências em seus mercados?

Aqui, na NOVA, somos um exemplo de um time composto por mulheres que planeja e executa não só o esperado, mas como também o além, exercendo nosso trabalho sempre com carinho, eficiência e respeito em prol de satisfazer tanto quem está querendo vender ou alugar o seu antigo lar, quanto quem está a procurar o seu novo ninho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.