Ao longo da história, diferentes edifícios tiveram sua importância refletida em sua beleza e majestade, e independente de suas idades, todos se mantem até hoje como referência estética para a cidade. Desde o século dezoito até hoje, os grandes ícones arquitetônicos marcam o Rio de Janeiro com sua história. 

Theatro Municipal


Localizado na Cinelândia, o Theatro Municipal é um ícone da arte erudita no Rio. Foi inaugurado bem no início do século XX, durante a administração de Pereira Passos.

Museu de Arte Moderna do Rio (MAM)

O Museu de Arte Moderna do Rio fica no Aterro do Flamengo é uma das mais importantes instituições culturais no Brasil.

Biblioteca Nacional


A Biblioteca Nacional é a maior da America Latina e considerada uma das dez maiores do mundo. Foi uma das primeiras construções públicas feita pela família Real no século XIX.

Cidade das Artes


A Cidade das Artes é o edifício mais novo dessa lista. Construído em 2013, é um dos maiores complexos de arte do Brasil.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo


Localizada no centro histórico do Rio, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo foi construída em 1761.


É incrível o poder que as construções tem de contar a história do lugar em que se estabelecem. Cada um desses edifícios apresenta um recorte diferente de Brasil, em um momento específico e único da trajetória do país e por isso têm tanta importância para a nossa cultura e memória.

Gostou? Não deixe de acompanhar a Nova nas redes sociais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.