Ao passear pelos diferentes cantos da cidade, podemos entrar em contato com diversas realidades. Dá para perceber que, por mais que sejam parte da mesma cidade, os bairros têm sua singularidade — as diferenças são muitas! Os Rios são muitos. Dispostas por toda a cidade, encontramos muitas estações de trem, algumas em funcionamento, outras há muito tempo desativadas.

Você conhece mesmo o Rio de Janeiro? Então confere o histórico dessas linhas e estações ferroviárias que tiveram e têm um papel fundamental na composição da cidade. Dá uma olhada!

A Estrada de Ferro Leopoldina

Quem utiliza muito o transporte público, ou está acostumado a dirigir pela área central do Rio de Janeiro definitivamente conhece esse nome. Antiga estação de trem Barão de Mauá, era utilizada como ponto de partida da então Estrada de Ferro da Leopoldina.

A estação foi nomeada em homenagem ao pioneiro da ferrovia no Brasil, que começou a construção da estrada. Desativada em 2002, hoje consta como um dos principais pontos de baldeação e embarque em ônibus municipais e intermunicipais. A estação já chegou a ser transformada em sede de grandes eventos, como shows e festas.

Incrível como um lugar pode se tornar tão diferente com o passar dos anos, né? Dentre seus diversos destinos, encontramos lugares como São Paulo, Juiz de Fora, Teresópolis, Maricá, Três Rios e muitos outros!

Continue acompanhando! Esse e outros conteúdos você encontra aqui, no blog da Nova.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.