As plantas sempre foram nossas amigas. Trazem vida, nos ajudam a respirar, cuidam de nossa saúde e, cá entre nós, tornam o ambiente muito mais bonito!

Infelizmente, não é todo mundo que leva jeito para cuidá-las. É sempre muito triste ver que uma planta não irá sobreviver, e por isso muitas pessoas preferem se abster de suas presenças. Mas espera aí! E se houvesse uma pequena lista com dicas que nos ajudassem a manter as nossas plantas verdinhas?

Se você é desses que não consegue manter uma planta viva por mais de uma semana, chegou a hora de inovar. Confira, abaixo, 7 dicas para manter as suas plantas sempre saudáveis!

1. Luz, sombra e água fresca

Nada melhor do que aproveitar o verão, né? As suas plantas também adoram! Para deixá-las curtir o clima sem correr riscos, deixe-as em uma área fresca da casa, onde elas possam pegar sol e ainda assim ter sombra. Independente do lugar que escolher, o importante é protegê-las do excesso de radiação solar! E lembre-se: assim como nós, elas também precisam se manter bem hidratadas!

2. Pragas? Tô fora!

Já reparou como as suas plantas ficam lindas com a umidade das chuvas no verão? Por outro lado, isso pode ser bem prejudicial. Fique atento às ervas daninhas próximas às plantas, mantendo em mente que parasitas e fungos também gostam muito desse clima…. Uma alternativa é manter seus vasos sempre com fertilizante ou determinados produtos para pragas e parasitas.

3. Blocos de isopor?

Pensando novamente na hidratação, é importante criarmos todas as condições para que nossas plantas não sequem e muito menos se afoguem com a quantidade errada de água. A solução para uma boa drenagem, é preencher a parte debaixo do vaso com alguns pedaços de isopor. Assim, a água encontrará o caminho que precisa fazer para que tudo se mantenha equilibrado.

4. Casca de ovo neles!

Que tal criar uma alternativa de fertilizante natural dentro de casa, usando apenas água e cascas de ovos? Além de uma maneira de redirecionar o lixo orgânico da sua casa, você economiza no bolso, no tempo, e ainda garante que as plantas recebam ótimos nutrientes. Viva a autonomia!

5. Podas em dia

Borrifar um pouco de água também pode ajudar a manter a aparência em dia, mas assim como cortamos o cabelo para mantermos uma aparência um tanto mais saudável, as plantas também merecem essa oportunidade. Tente sempre acompanhar seu crescimento e cortar os excessos e folhas mortas.

6. Plantas não gostam de viajar!

Tome cuidado com mudanças repentinas de iluminação e temperatura, elas têm seu próprio tempo para se acostumar ao ambiente que as cerca, por isso é melhor deixá-las quietinhas. Quer mudar o local do vaso? Faça isso aos poucos, levando a planta para o local desejado durante uma hora por dia, aumentando o tempo de exposição aos poucos para que a planta possa se adaptar.

7. Escolha o vaso certo

Já imaginou se as paredes dos nossos quartos nos comprimisse conforme crescemos, limitando nosso crescimento? Para as plantas, é exatamente isso que acontece se não o vaso que usamos não é do tipo e do tamanho certo. Para que suas plantas possam ter um bom crescimento e se desenvolver como deviam, dê espaço a elas!

Com as dicas certas e um pouco de cuidado, as plantas podem ser realmente grandes aliadas! Esse e outros conteúdos você encontra toda semana aqui, no blog da nova! E você? Pronto para reflorestar seu imóvel?

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.