Considerados o símbolo do jeito carioca de viver, os botecos tradicionais do Rio de Janeiro são, desde de 2011, Patrimônio Cultural Carioca. Dos mais antigos aos modernos, eles são verdadeiras instituições da cidade e essa lista é dedicada a eles.

1- Jobi (Desde 1956)
Endereço: Avenida Ataulfo de Paiva, 1166 – loja B – Leblon – Rio de Janeiro – RJ 

Sempre cheio, é ponto de encontro da turma pós-praia e refugio dos baladeiros madrugada afora. O Jobi tem encanto de sobra, um dos mais tradicionais pontos da boemia carioca, localizado no Leblon.

2- Bar Urca (Desde 1939)
Endereço: Rua Cândido Gaffrée, 205 – Urca – Rio de Janeiro – RJ

Tradição gastronômica na cidade e Patrimônio Cultural Carioca. Um bar descontraído, simples, em uma esquina em frente à mureta da Urca. A fama se formou ao longo dos anos por conta das sardinhas fritas, da cerveja gelada e do atendimento de primeira linha.

3- Braseiro da Gávea (Desde 1995)
Endereço: Praça Santos Dumont, 116 – Gávea – Rio de Janeiro – RJ

Um dos restaurantes mais tradicionais e queridos do Rio. Não tem erro, quem for no Braseiro da Gávea vai sempre comer uma ótima picanha, se deliciar com o chopp gelado e se apaixonar pela linguiça de pernil.

4- Armazém São Thiago (Desde 1919)
Endereço: Rua Áurea, 26 – Santa Teresa – Rio de Janeiro – RJ

Um casarão dos anos 20, cercado por outros casarões históricos. Um chopp escuro ou uma garrafa de cerveja bem gelados combinam perfeitamente com os petiscos oferecidos. Bolinhos de bacalhau ou de abóbora com carne, além da variação deliciosa de feijão branco com calabresa são os mais queridos.

5- Garota de Ipanema
Endereço: Rua Vinícius de Morais, 49 – – loja A – Ipanema – Rio de Janeiro – RJ

Inaugurado com o nome de bar Montenegro, tem comida bem brasileira e portuguesa e qualidade que se mantém a mesma com o passar dos anos. Pedidas que mais fazem sucesso são o filé de linguado com molho de camarão e o bacalhau a Manel, além da picanha na pedra.

6- Belmonte (Desde 1952)
Endereço: Praia do Flamengo, 300 – – loja B – Flamengo – Rio de Janeiro – RJ

Um dos mais famosos do Rio, atrai muita gente, a calçada fica lotada! Ganhou filiais nos bairros de Ipanema, Lapa, Urca, Copacabana, Jardim Botânico e Leblon.
Em todas as unidades, os salgados que passam pelo salão nas mãos dos garçons são campeões de venda, principalmente as empadas de siri e de carne seca. Imbatível!

7- Academia da Cachaça (Desde 1985)
Endereço: Rua Conde Bernadotte, 26 – lojas E a G – Leblon – Rio de Janeiro – RJ

Clima animado e ampla variedade de cachaças (mais de cem rótulos) combinados com um cardápio nordestino, incluindo delícias como carne seca e escondidinho e a feijoada, considerada a melhor do Rio de Janeiro. Quase sempre lotado, mas só pela diversidade de caipirinhas já vale a pena!

8- Bar Brasil (Desde 1907)
Endereço: Avenida Mem de Sá, 90 – – Lapa – Rio de Janeiro – RJ

Com salão em L de inspiração alemã, chama a atenção por sua longuíssima serpentina de 66 metros, e a choppeira de bronze de onde sai um chopp geladíssimo e de qualidade. No quesito comida destaque para o kassler (carré defumado), eisben (joelho de porco) e kalbs-hackse (ossobuco de vitela).

9- Bracarense (Desde 1961)
Endereço: Rua José Linhares, 85 – – loja B – Leblon – Rio de Janeiro – RJ

Apontado duas vezes pelo The New York Times como o melhor do Brasil e eleito, em votação popular pela Prefeitura do Rio, quatro vezes como o melhor da cidade, o bar serve seu chopp em um copo longo de suco. Dos quitutes exibidos no balcão, o mais procurado ainda é o bolinho de aipim com camarão e catupiry.

10- Cervantes (Desde 1955)
Endereço: Avenida Prado Júnior, 335 – loja B – Copacabana – Rio de Janeiro – RJ

Serve o que muitos cariocas consideram os melhores sanduíches do Rio desde 1959. A maior dificuldade é escolher um sanduíche entre tantas opções e todos vão bem com uma das melhores variedades de cervejas de Copacabana. Lota à noite e geralmente dura até o amanhecer.

11- Nova Capela (Desde 1903)
Endereço: Avenida Mem de Sá, 96 – Lapa – Rio de Janeiro – RJ

É uma tradição da boemia carioca. Conhecido por seus pratos exóticos, como paleta de cabrito com arroz de brócolis, javali assado e o leitão à moda da casa.

12- Bar Luiz (Desde 1887)
Endereço: Rua da Carioca, 39 – Centro – Rio de Janeiro – RJ

Guia dos Guias de Amaral e Boni – Bar Luiz – Foto de Berg Silva / Studio Bs

Neste templo sagrado, bebe-se chope gelado. De longe, um dos estabelecimentos mais longevos da cidade, com seu cardápio recheado de pratos famosos da culinária alemã, entre eles, a salada com chucrute (ou batatas), a costela defumada (Kassler) e o joelho de porco (Eisbein).

Com tantas opções incríveis, fica difícil escolher uma só. Agora é só juntar os amigos, partir pro primeiro destino e curtir tudo que o Rio tem de melhor para oferecer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.